NR5 - CIPA - Curso de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - Risco 2

NR5 - CIPA - Curso de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - Risco 2

O curso de aperfeiçoamento Profissional CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes tem por objetivo proporcionar qualificação de nível básico a profissionais que atuarão como membros da CIPA na prevenção de acidentes do trabalho e de doenças profissional e do trabalho, de forma a evitar acidentes e preservar as boas condições do ambiente de trabalho.

A metodologia adotada para esse curso prevê o desenvolvimento da capacidade de compreensão das características dos membros da CIPA, com base nas especificidades de cada empresa, encorajando assim, a prática da segurança de maneira preventiva e garantindo a qualidade do serviço executado.

  • Diploma reconhecido pelo MEC
  • Corpo docente especializado
  • 12 horas de conteúdo
  • Estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo;
  • Noções sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho decorrentes das condições de trabalho e da exposição aos riscos existentes no estabelecimento e suas medidas de prevenção;
  • Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho;
  • Princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de prevenção dos riscos;
  • Noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho;
  • Noções sobre a inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados nos processos de trabalho;
  • Organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão; e
  • Prevenção e combate ao assédio sexual e a outras formas de violência no trabalho. (Portaria MTP nº 4.219, de 20 de dezembro de 2022 - redação entra em vigor no dia 20 de março de 2023)

O curso tem duração estimada de 1 dia, o diploma é reconhecido pelo MEC, válido em todo o Brasil e dá direito ao REGISTRO NO CRT - HABILITAÇÃO PLENA (Conselho Regional dos Técnicos Industriais), conforme a Lei nº 13.639/2018.

image

Duração

1 dia

image

Total em horas

12 horas de conteúdo e atividades

Campos de atuação em atualização.