NR 20 – Curso Intermediário (Classe I)

NR 20 – Curso Intermediário (Classe I)

Capacitar os trabalhadores que exercem atividades operacionais diretas com combustíveis e inflamáveis, desenvolvendo a percepção de riscos, aplicando medidas de prevenção de acidentes (incêndios e explosões) e garantindo a correta resposta a emergências em instalações de Classe I.

  • Diploma reconhecido pelo MEC
  • Corpo docente especializado
  • 16 horas de conteúdo
  • Módulo Teórico - 1. Conceitos Iniciais e Propriedades: Características, propriedades e perigos dos líquidos inflamáveis/combustíveis (gasolina, etanol, diesel); Noções de ponto de fulgor, limites de explosividade (LEL/UEL) e pressão de vapor; 2. Riscos Ocupacionais e Controles: Medidas de controle coletivo (EPC) e individual (EPI); Identificação e eliminação de fontes de ignição (eletricidade estática, centelhas, celulares); 3. Procedimentos Operacionais e Segurança: Exigências da NR 20 para Classe I; Permissão para Trabalho (PT) em serviços a quente; Análise Preliminar de Riscos (APR) na rotina; 4. Emergências: Noções de combate a incêndios; Ações iniciais para vazamentos e derramamentos.
  • Módulo Prático - Sistemas de Segurança Contra Incêndio: Reconhecimento físico dos equipamentos locais (extintores, hidrantes, alarmes); Exercício prático de manuseio de extintores adequados para líquidos inflamáveis (PQS e CO2).

O curso tem duração estimada de 2 a 3 dias, o diploma é reconhecido pelo MEC, válido em todo o Brasil e dá direito ao REGISTRO NO CRT - HABILITAÇÃO PLENA (Conselho Regional dos Técnicos Industriais), conforme a Lei nº 13.639/2018.

image

Duração

2 a 3 dias

image

Total em horas

16 horas de conteúdo e atividades

Campos de atuação em atualização.